“Como jovens artistas curiosos, “estudávamos” o Cavalo Marinho através de vídeos, antes mesmo de conhecer seus verdadeiros encantos. Nossa primeira viagem à Zona da Mata aconteceu em 2004, após conhecermos Mestre Inácio e Aguinaldo Silva em São Paulo, através da Cia Mundu Rodá. Fomos parar em Condado! Aí é que pudemos conhecer e vivenciar o brinquedo de verdade. Bate trupé aqui, bate mergulhão ali, muito suor, muita macaxeira, um pouco de pitú... foi assim que “pegamos” o Cavalo Marinho, ou será que foi ele que nos pegou? Desde então o Cavalo Marinho, este universo tão rico de possibilidades para a cena, faz parte do treinamento, permeia as criações, alimenta e enriquece as pesquisas acadêmicas dos integrantes do grupo Peleja.”
Gaiola de Moscas
Baseado no conto de Mia Couto, “Gaiola de Moscas” é um espetáculo de teatro, dança e música. A divertida história de Zuzé Bisgate é contada por dois músicos e cinco narradores-brincantes que instauram o clima vivenciado no Cavalo Marinho, através das relações de jogo, da música ao vivo e da combinação de trupés. A construção das personagens se baseia em tipos observados na feira de Condado.
Ficha técnica> apresentação em Condado, 14/12/2008.
Texto: Mia Couto
Adaptação: Grupo Peleja e Ana Cristina Colla
Direção: Ana Cristina Colla (Lume Teatro)
Assistência de direção: Ana Caldas Lewinsohn
Concepção de trilha sonora: Alexandre Lemos e João Arruda
Elenco: Carolina Laranjeira, Tainá Barreto, Lineu Guaraldo, Ana Caldas Lewinsohn (atriz convidada) e Eduardo Albergaria (ator convidado)
Músicos: Alexandre Lemos e João Arruda
Figurino: Bukke Reis
Adereços: Sebastião Simão Filho
Plano de luz: Eduardo Albergaria
> apresentação em Recife, 18/12/2008.