Grupo Grial (Recife-PE)

Criado em 1997 pelo escritor Ariano Suassuna e a bailarina Maria Paula Costa Rêgo, o Grupo Grial de Dança encaminha um trabalho de pesquisa e criação em torno de uma linguagem gestual e coreográfica inspirada nas tradições culturais do Nordeste do Brasil.

“Cavalo Marinho é um universo diferenciado entre todas as brincadeiras populares do Nordeste. Um lugar único e tosco sem perder da sua beleza, força e poesia num jogo de contrastes tipicamente brasileiro. E é justamente essa força que conecta o Brasil profundo ao Brasil de hoje, que coloca o Grial numa busca entranhada por uma dança inspirada e escrita a partir do que somos de fato.”


Brincadeira de Mulato
Peça coreográfica costurada por relatos de uma vida dedicada ao brinquedo popular. O espetáculo aborda o embate entre a dura realidade dos cortadores de cana da Zona da Mata Norte de Pernambuco, e a capacidade imensurável deles mesmos, como brincantes de Cavalo Marinho, de reinventar aquela realidade. Folia e trabalho misturados, varando as noites e os dias no meio dos canaviais. Juízo e fantasia girando no mundo.
Ficha técnica
Brincadeira de Mulato é primeira parte da trilogia “A Parte Que Nos Cabe”.
Concepção e direção: Maria Paula Costa Rêgo
Intérpretes/brincantes: Mestre Martelo, Fábio Soares e Emerson Dias
Vídeo: Luca Barreto
Trilha Sonora: Autoria popular e André Freitas
Iluminação: Sávio Uchoa e Luc Petit
Figurino: Retirados do folguedo de Cavalo Marinho
> apresentação em Recife, 19/12/2008.